Formado pela Escola de Design Gráfico, em França, Técinka sempre foi um admirador de arte. Descobriu a arte de rua há cerca de 5 anos graças a artistas parisienses como Invader, C215 e Le Diamantaire. Tendo praticado vários campos artísticos durante alguns anos (desenho, graffiti, moldagem, corte de madeira…), acabou por se dedicar aos mosaicos.
Este meio torna-se muito interessante porque quanto menos ladrilhos são usados, mais difícil é criar uma forma detalhada. Cada design de peça torna-se um desafio e estimula a criatividade. Vendo a tristeza das pessoas por causa da COVID-19, Técinka queria fazer algo para fazê-las sorrir novamente. Especializou-se em corações em mosaico para partilhar a felicidade nas ruas e agora define-se como um “Coração de Rua”.
O projeto não leva nenhuma mensagem política, apenas felicidade. Algumas das suas instalações levam emblemas, monumentos ou as cores das cidades onde são instalados. Isso permite um melhor acompanhamento da paisagem urbana. O objetivo é sempre o mesmo: sorrir para quem passa. Na maioria das vezes, instala corações sem autorização, por isso Técinka tem que ser rápido e discreto.
Por outro lado, quando a instalação se revela difícil, procura os proprietários das instalações para obter a sua concordância para a instalação legal de um mosaico. Não considero o seu trabalho como vandalismo. O objetivo é bem o contrário, completar a rua, levar arte para todos, de graça. Agora já pode andar pelas ruas de Barcelos e encontrar mosaicos de Técinka.