Domingo, Março 16, 2025
InícioArtigos LusopressBrasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas

Brasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas

Brasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas: O primeiro-ministro, Luís  Montenegro (E), durante o encontro  com o Presidente da República Federativa do Brasil, Lula da Silva (D), que decorreu no Palácio do Planalto, Brasília, Brasil, 19 de fevereiro de 2025. Luís Montenegro está no Brasil para participar na - “XIV Cimeira Luso-Brasileira”. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Brasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas (Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

Os Governos de Portugal e Brasil sublinharam que vão “intensificar ações voltadas à integração e à garantia de direitos” dos migrantes brasileiros e portugueses.

Na declaração conjunta, por ocasião da XIV Cimeira Brasil-Portugal, “sublinharam a importante contribuição das respetivas diásporas. Nomeadamente, para o desenvolvimento económico, social, científico e cultural de ambos os países. Bem como para o aprofundamento das relações bilaterais”.

Por essa razão, ambos os Governos “concordaram em intensificar ações voltadas à integração. E à garantia de direitos da comunidade brasileira em Portugal e da comunidade portuguesa no Brasil”.

Ambição para novos acordos entre os dois países

Brasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas: The Prime Minister of Portugal, Luís Montenegro, accompanied by the President of the Federative Republic of Brazil, Lula da Silva, during the traditional press conference marking the end of the “XIV Luso-Brazilian Summit”, held at the Planalto Palace, Brasilia, Brazil, February 19, 2025. Luís Montenegro, is in Brazil to take part in the “XIV Luso-Brazilian Summit”. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Brasil e Portugal querem reforçar integração das diásporas (Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

Os dois países disseram ainda esperar que o acordo mútuo de cartas de condução, assinado na cimeira de 2023, “entre em vigor com a maior brevidade possível”.

Para além disso, “aprimorar os instrumentos de coordenação e a negociação de novos acordos” de cooperação jurídica e judiciária dado o número de migrantes que ambos os países têm.

Acordaram ainda iniciar negociações, logo que possível, com o objetivo de atualizar o Acordo Segurança Social.

A cimeira realizou-se no Palácio do Planalto, onde o Presidente da República do Brasil, Lula da Silva, recebeu o primeiro-ministro, Luís Montenegro, com início pelas 10:00 locais (13:00 em Portugal continental). Seguiu-se a reunião plenária da cimeira, com reuniões setoriais paralelas, durante cerca de três horas.

Pela parte de Portugal, participaram na cimeira 11 dos 17 ministros do Governo PSD/CDS-PP, e pela parte do Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e mais 16 ministros, dois dos quais substitutos.

Ver mais:

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares