Esta foi uma oportunidade para conhecer as políticas públicas e os incentivos ao investimento em Portugal. Sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, os Encontros PNAID tiveram como finalidade fornecer informação sobre áreas-chave das políticas públicas do país a empresários portugueses no estrangeiro interessados em investir em Portugal.
Esta iniciativa visou, ainda, dar a conhecer aos participantes as oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora. Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, sendo que esta edição é coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Os Encontros PNAID, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, receberam um novo conceito e um programa mais flexível, mais completo e mais dinâmico. Foram dois dias de trabalhos no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. De França até aos Encontros PNAID deslocou-se Carlos Vinhas Pereira, responsável por uma das intervenções. O evento assumiu-se como catalisador do estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional.