Sábado, Maio 25, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalLivros 'Brilhantina' e 'Confluences d´un pays à l´autre' foram apresentados na Casa...

Livros ‘Brilhantina’ e ‘Confluences d´un pays à l´autre’ foram apresentados na Casa do Alentejo

Depois do livro “O confinamento visto de Paris”, José Manuel Roussado deu seguimento à sua veia literária e escreveu “Brilhantina”, uma peça de teatro de quatro atos. O livro foi apresentado em Portugal, na Casa do Alentejo.

É uma obra que faz ligação aos milhares de portugueses que tiveram de fugir de Portugal durante a ditadura fascista, e que encontraram refúgio em Paris. José Manuel Roussado foi um deles. Uma peça que José Manuel Roussado espera levar a palco.
 
Ao mesmo tempo, foi apresentado o livro ‘Confluences d´un pays à l´autre’, de Armindo de Oliveira. Também emigrante em França, e homem ligado aos números, decidiu escrever um livro, chamando a si todas as memórias da emigração. O livro permite descobrir a viagem de um jovem português que deixa o Portugal rural dos anos 60 para se juntar a uma França que descobre com os olhos de criança. Um novo país, uma nova cultura à qual teve de se adaptar.
 
A emigração portuguesa em França é o tema principal do livro. Mais do que criar rivalidades, o autor procurou no livro aproximar as duas nações: França e Portugal. Escrito na língua francesa, o livro foi lançado em outubro de 2021 e está disponível online e nas livrarias em França.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares