Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensNa Europa e no Mundo"Hôtel Levy – A Embaixada de Portugal em Paris": foi apresentado livro...

“Hôtel Levy – A Embaixada de Portugal em Paris”: foi apresentado livro sobre o edifício da embaixada

A Embaixada de Portugal em Paris abriu portas à apresentação de um livro sobre o próprio edifício. “Hôtel Levy – A Embaixada de Portugal em Paris”, é o título da obra que estará brevemente disponível. A apresentação contou com a presença de João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi em 2018, quando o Embaixador português decidiu, pela primeira vez, abrir as portas da Embaixada no quadro das Jornadas do Património que surgiu a ideia de estudar mais a fundo o edifício. O edifício foi comprado pelo Estado Português em 1936 aos herdeiros de Raphael Georges Lévy. O Embaixador na altura era Armando da Gama Ochoa.
 
Depois da II Guerra Mundial, o Ministério dos Negócios Estrangeiros enviou o arquiteto Raul Lino para analisar as consequências do edifício. Foi aí, e graças a Raul Lino, que se percebeu que a Embaixada nunca deveria ser vendida pelo seu elevado valor. Trata-se de livro de grande qualidade científica sobre os mais variados aspetos do edifício.
 
João Gomes Cravinho louvou ainda a coragem pela iniciativa do Embaixador Jorge Torres Pereira. Participaram ainda na apresentação do livro elementos da equipa científica que o levou a cabo. Pierre Assouline, Alexandre Gady , Simon Ducros, Christophe Parant, François Gilles, Manuel Villaverde e Pyra Wise. O livro vai ser impresso pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares