A 21.ª edição do Caramulo Motorfestival levou automóveis, mas também motos e aviões à Serra do Caramulo entre 4 e 6 de setembro. A estreia de um Fórmula 1 na Rampa Histórica Castrol foi um dos momentos altos de um festival que reuniu mais de 1.700 máquinas.

Automóveis clássicos, supercarros, motos, aviões e máquinas de competição juntaram-se durante três dias para ecoar o som dos motores na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela. Um evento organizado pelo Museu do Caramulo com dezenas de milhares de visitantes.
Um Fórmula 1 a subir a serra
Um dos momentos mais aguardados aconteceu no domingo. Visto que, pela primeira vez, um Fórmula 1 enfrentou o traçado da Rampa Histórica Castrol. O Copersucar FD03 de 1975 voltou a acelerar, desta vez conduzido pelo piloto português Tiago Monteiro.
O monolugar, desenvolvido no Brasil há mais de 50 anos, pesa cerca de 630 quilos e conta com um motor V8 de 2.993 cc, capaz de debitar 440 cavalos. Por outro lado, a máquina integra também a exposição “Fórmula Mágica”, patente no Museu do Caramulo, mas durante o Motorfestival deixou o espaço expositivo para voltar à estrada.
E dessa forma, a estreia ganhou um significado especial. Uma vez que Tiago Monteiro é o único piloto português a alcançar um pódio na Fórmula 1, e esteve ao volante de uma das máquinas históricas da modalidade.
Mais de 180 carros na Rampa Histórica
A Rampa Histórica Castrol voltou a assumir um papel central no programa. Antes de tudo, há que sublinhar que bateu um novo recorde de participação, com mais de 180 automóveis inscritos. Além dos clássicos de competição, o público encontrou algumas das máquinas mais exclusivas da atualidade.
Ferrari F80, Lamborghini Temerario, McLaren P1 e Bugatti Veyron estiveram entre os automóveis em destaque. A lista incluiu ainda modelos como o Kimera K39, Dallara Stradale e Aston Martin Vantage GT4.
A diversidade permitiu colocar lado a lado diferentes gerações da história automóvel, desde modelos históricos até alguns dos supercarros mais recentes.
Muito mais do que competição: dos primórdios do automóvel aos supercarros
A edição de 2026 serviu também para assinalar os 140 anos do automóvel.
O Benz Dreirad de 1886, pertencente à coleção do Museu do Caramulo e considerado o primeiro automóvel equipado com motor de combustão, saiu para assinalar a efeméride.
As duas rodas também tiveram espaço próprio. Mais de 150 motos estavam previstas para esta edição e o domingo ficou marcado pela celebração dos 80 anos da Vespa, com um passeio integrado no programa.
Mais de uma centena de Alfa Romeo juntaram-se igualmente ao festival, numa concentração que assinalou os 25 anos do Alfa Romeo Clube de Portugal.










