Alcântara foi a grande vencedora da noite de marchas populares em Lisboa. Uma noite cheia de tradições pelas ruas da capital. Isto depois de um dia cheio de amor no ar com casamentos apadrinhados por Santo António e juras de amor eterno.
“Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta” foi o tema escolhido pela Marcha de Alcântara. De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Lisboa, o bairro de Alcântara ter-se-á “inspirado na arte de pintores e artistas que encontram no bairro de Alcântara um espaço para se expressarem”.
Os vencedores de 2024
Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila e em terceiro a Marcha de Alfama. E estas são as classificações das marchas populares de Lisboa 2024:
- Marcha de Alcântara
- Marcha de Marvila
- Marcha de Alfama
- Marcha da Bica
- Marcha de Carnide
- Marcha da Madragoa
- Marcha do Alto do Pina
- Marcha do Bairro da Boavista
- Marcha de São Vicente
- Marcha da Penha de França
- Marcha do Bairro Alto
- Marcha do Castelo
- Marcha dos Olivais
- Marcha da Graça
- Marcha do Lumiar
- Marcha da Mouraria
- Marcha da Bela Flor-Campolide
- Marcha de Santa Engrácia
- Marcha da Baixa
- Marcha de Belém
Nota ainda para as classificações especiais. As Marcha de Alcântara e Marcha de Marvila receberam a classificação de Melhor Coreografia e também Melhor Cenografia.
Mas há mais destaques. As Marcha de Alcântara, Marcha de Alfama e Marcha de Marvila foram consideradas as de Melhor Figurino.
O prémio de Melhor Letra foram para as Marcha de Alfama e Marcha do Alto do Pina. E a Melhor Musicalidade foi para a Marcha da Madragoa. Nota ainda para a Melhor Composição Original entregue à Há festa na Bica, da Marcha da Bica, e Welcome! Bem-vindos à Mouraria!, da Marcha da Mouraria.
O grande prémio de Melhor Desfile na Avenida atribuído à Marcha de Alcântara.