Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioReportagensNegóciosInovação e criatividade de Nelson Morgado fazem da Quali Parts & Services...

Inovação e criatividade de Nelson Morgado fazem da Quali Parts & Services e Quali-Pompage um sucesso

Nelson Morgado tem trilhado um caminho de sucesso no sul de França. Natural de Torres Vedras, esteve vários anos na região parisiense e em 2002 assumiu a gestão da empresa familiar. Falamos da Multipompage, empresa até então gerida pelo seu pai. Nelson transitou da área do turismo, para a área da bombagem de betão. Apesar de serem áreas completamente distintas, há pontos em comum que ajudaram na fase de transição.

Falamos de uma área de atividade específica, e nem sempre de fácil compreensão para quem não faz parte do setor da construção. Uma área de atividade em que um dos grandes segredos para o sucesso é ter diversidade de equipamentos para resposta. Aqui, a formação assume um papel crucial no que respeita à segurança no trabalho.
 
Em 2012, Nelson Morgado mudou-se para o sul de França e separou a atividade da empresa parisiense, que passou a ser gerida pelo seu irmão Hugo Morgado. No sul, a empresa é a Quali-Pompage e está instalada perto de Toulouse. Perante avarias de máquinas, um problema recorrente, que implica custos para a empresa, Nelson Morgado encontrou uma solução. Encontrou um fornecedor de peças multimarca e passou a própria empresa a efetuar os serviços de reparação.
 
De um problema, surgiu a solução. Da solução, surgiu uma oportunidade de negócio, passando a efetuar esse serviço para outras empresas. Foi assim que foi criada a Quali Parts & Services, corria o ano 2016. “O que posso inventar para ajudar os meus funcionários?” A partir de uma simples questão, deu-se início a um grande passo da empresa rumo à inovação. Criou um sistema de inteligência artificial aplicado numa bomba de betão que confere, acima de tudo, vetores de segurança aos operadores do equipamento.
 
A primeira máquina com o sistema chegou à empresa de Nelson Morgado em novembro de 2019. Apesar de ter enfrentado um período pandémico, já foram vendidas mais de 50 máquinas em território francês. Falamos de um equipamento à medida dos técnicos de bombagem. Em pequenos passos, mas de forma sustentada, Nelson Morgado ficou com duas áreas de atividade, e a caminho está já uma terceira área de atividade: um centro de formação.
 
Hoje, a Quali Parts & Services e Quali-Pompage são uma referência no sul de França. Mais de 60 colaboradores e cerca de 15 milhões de euros de faturação entre as duas empresas. Sempre com olhos postos no futuro, assente em inovação, estão já vários objetivos em cima da mesa. Agora, numa segunda fase, faz parte dos objetivos alargar as vendas a nível europeu. Para isso, está a ser preparada uma estratégia de demonstração nos diferentes países, da qual Portugal também fará parte. Nelson Morgado é um exemplo de determinação e coragem, que mostra ser sempre possível apostar na inovação.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares