Quinta-feira, Maio 9, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalCasa Botónia: 114 anos de uma retrosaria emblemática e tradicional da cidade...

Casa Botónia: 114 anos de uma retrosaria emblemática e tradicional da cidade do Porto

Em plena Rua de Cedofeita, no Porto, a Lusopress foi conhecer a Casa Botónia, uma retrosaria emblemática cuja maior atração são os botões. Há botões para todos os gostos. São já 114 anos de existência de uma casa fundada pelo avô da atual responsável.

Maria Guilhermina está hoje à frente da Casa Botónia, que tem vindo a passar de geração em geração, mantendo o negócio sempre na sua família. Uma casa onde sobressai a tradição. A Botónia é uma loja peculiar: retangular, em forma de corredor, está preenchida com centenas de caixinhas: vende botões em madre pérola, em vidro, em sirgaria, cristais Swarovski, fechos requintados, além de guarnições a metro, lantejoulas e aplicações para vestuário.
 
De facto, aqui poderá encontrar todo o tipo de botões de várias cores e materiais, dos mais simples aos mais preciosos, a maioria vindos de outros países. É aqui, aliás, que muitos estilistas portugueses vêm à procura de botões. Mas não só. Também as “modistas” das mais ilustres clientes aqui se abastecem. E quem diz portugueses, diz também estrangeiros. O atendimento personalizado continua a ser uma imagem de marca desta casa.
 
A loja mantém a decoração tradicional com centenas de caixinhas que forram uma das paredes. Sendo uma das mais emblemáticas lojas em funcionamento da cidade do Porto, a Casa Botónia mantém o seu ambiente autêntico e genuíno. Entrar aqui, é estar em família. Nesta loja a criatividade não tem limites.
 
A Casa Botónia guarda inúmeras histórias através dos mais diversos botões. É impossível entrar neste espaço sem se ficar fascinado a observar as centenas de caixinhas com amostras dos mais variados botões que forram uma das paredes. A quantidade, qualidade e variedade, continua a ser a aposta certa. O seu ambiente único e genuíno, com as paredes forradas de botões e bijuteria, é mais do que suficiente para justificar uma visita a esta loja histórica.
 
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares