Terça-feira, Abril 30, 2024
InícioNotíciasCulturaPortugalidade com sabor a chocolate

Portugalidade com sabor a chocolate

Óbidos, vila histórica do centro de Portugal, voltou a encher-se de um ambiente doce e aromática com a Feira Internacional do Chocolate. No ano em que se assinalam 50 anos sobre a Revolução dos Cravos, a vila prestou a sua homenagem à portugalidade com toda a criatividade e sabor únicos do chocolate.

Chocolate dá mote a apostas na formação

Com tantas delícias para saborear e admirar, o Festival Internacional do Chocolate em Óbidos é verdadeiramente um deleite para os sentidos. E ao mesmo tempo, uma celebração da paixão pelo chocolate em todas as suas formas. Dessa forma, isso tem resultado no crescimento anual do turismo gastronómico, e isso leva a uma aposta forte do poder local nas áreas relacionadas.

Óbidos vai ter uma Academia Internacional de Chocolate

Durante o certame, a Câmara Municipal de Óbidos e o Turismo de Portugal celebraram um protocolo para a criação de uma Academia Internacional do Chocolate. Esta aposta formativa decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo da vila. E representa um investimento de 1,2 milhões de euros. “Afirmarmo-nos como um território cada vez mais sustentável, cada vez mais amigo de todos. Isto vai permitir, seguramente, construir um futuro promissor para todos os jovens”, sublinhou o autarca Filipe Daniel. Logo depois referiu que “a Academia do Chocolate é uma aposta que acreditamos que vai fazer a diferença”.

A Câmara Municipal de Óbidos e o Turismo de Portugal celebraram um protocolo para a criação de uma Academia Internacional do Chocolate na Escola de Hotelaria e Turismo
Foto: CM Óbidos

De acordo com o Turismo de Portugal (TP), o projeto “marca o arranque da requalificação das 12 escolas de Hotelaria e Turismo do País”. Nesse sentido, Carlos Abade, presidente do TP, disse que “2024 é o ano da maioridade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste”, sendo que o polo de Óbidos desta escola, “para além da dimensão da chocolateria e da pastelaria, também tem a dimensão do Turismo Literário, que não podia deixar de estar noutro sítio que não aqui, na Vila Literária de Óbidos”. “O crescimento do turismo de forma inteligente, sustentável e responsável tem de estar assente na qualificação dos recursos humanos”, disse o responsável, concluindo que “a Academia do Chocolate é um marco importante para que isso aconteça”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares