Domingo, Dezembro 8, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalPresidente da República esteve na cidade da Maia, na abertura da 53ª...

Presidente da República esteve na cidade da Maia, na abertura da 53ª Convenção Anual dos Lions

O Presidente da República esteve presente na sessão de abertura da quinquagésima terceira Conferência Nacional do Lions Clube de Portugal. O evento anual realizou-se na cidade da Maia e reuniu todos os clubes de Lions do país.

Estiveram presentes mais de 300 associados do movimento lionístico. Durante a sessão de abertura da convenção foi entregue o prémio do vencedor de 2022 do concurso literário promovido anualmente pelo Lions. O vencedor da edição deste ano, que contou com 44 obras originais a concurso, foi o romance “Periferia”, de autoria de Ana Catarina Almeida da Costa, de Coimbra. O livro premiado vai agora ser publicado pela Guerra & Paz, parceira do Lions para a realização do concurso.

Durante o seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou Melvin Jones, fundador do movimento Lions. Impulsionado por uma personalidade dinâmica e um coração cheio de bondade, Melvin Jones ajudou a criar um movimento de serviço há mais de 100 anos e que tem, hoje, mais de 1,4 milhões de Lions em todo o mundo. Para o Presidente da República Portuguesa não há dúvidas, Portugal precisa do lionismo, o mundo precisa do lionismo. São 47 mil clubes distribuídos por 200 áreas geográficas distintas. Os valores, esses, mantêm-se os mesmos: ajuda aos mais desfavorecidos.

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se ainda aos Paços do concelho. Contactou de perto com a população local, tirou fotografias e assistiu a uma atuação da Banda de Música de Moreira. As honras da casa foram feitas por António Silva Tiago, presidente do Município, que o recebeu no salão D. Pedro IV e o conduziu pela galeria, onde estão expostas pinturas de todos os ex-presidentes do Município. Foi oferecido o livro do Foral da Maia, bem como uma obra de arte, evocativa dos 500 anos do Foral Manuelino da Maia, desenhada por Álvaro Siza Vieira. Marcelo Rebelo de Sousa deixou rasgados elogios à cidade da Maia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares