Joana Marcelino e Rita Coutinho são o reflexo de um estúdio que privilegia as pessoas. O que é que têm em comum? São mulheres, arquitetas e mães. Funções que desempenham com destaque, no entanto, é sobre arquitetura que hoje vamos falar. O Studio Joana Marcelino é uma fonte de inspiração para as duas profissionais, que projetam os seus trabalhos combinando valores próprios.
Como o próprio nome indica, foi pelas mãos de Joana que o espaço multiplidisciplinar abriu. Quis o destino que, anos mais tarde, Rita se juntasse à fundadora, em Dezembro do ano passado, e assim novos conceitos ganham vida. Joana Marcelino conta-nos que no mesmo prédio onde tem o negócio, tem também a sua habitação. Tudo isto, em Leiria.
Da arquitetura à arte, do design à moda, a relação é muito próxima quando se trabalha com o Studio Joana Marcelino. Desenvolvem projetos residenciais, industriais ou comerciais. No entanto, é na área da habitação que têm estado mais focadas. Ao cliente entregam a sua arte e ainda permitem que o mesmo acompanhe todo o processo em 3d.
Desde a Pedra à Madeira, ou do Vidro à Terracota, estes produtos têm uma palavra a dizer a nível nacional. No Studio Joana Marcelino, os materiais portugueses, assim como artesãos e especialistas, ganham definição e viajam para projetos internacionais.
Consideram-se duas forças da natureza e os seus currículos falam por si. Entre outros tantos projetos realizados, chega o momento de perguntar às intervenientes que trabalhos ficam na memória. Joana fala da intervenção em dois Postos da BP, em Leiria, já a sua homóloga aponta para a participação em clínicas médicas.
Entre viagens ao quarto andar e o rés do chão do prédio de Joana, a criadora desenvolveu um novo projeto, em 2020, que envolve flores e cerâmica.
A natureza desta conversa termina aqui, e com base nas pessoas que entrevistamos, partimos de Leiria com uma história que proporciona uma arquitetura repleta de emoções.