Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensNegóciosParis acolheu o lançamento da Federação Europeia de Câmaras de Comércio e...

Paris acolheu o lançamento da Federação Europeia de Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesa

Foi constituída a Federação Europeia de Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas. Esta federação tem como objectivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das câmaras de comércio a nível europeu e salvaguardar os interesses comuns.

É a primeira Federação constituída a nível europeu e conta, numa fase inicial, com as câmaras de comércio de França, Luxemburgo, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Noruega, Roménia, Espanha, Polónia e Irlanda. A Embaixada de Portugal em Paris acolheu a sessão de lançamento, que contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Foi criada inicialmente em França, mas com o propósito de se transformar sob o estatuto de entidade europeia. Esta federação vai trabalhar em quatro eixos de ação: reconhecimento do estatuto de “instituição estrangeira de interessa nacional” para as câmara de comércio e indústria (CCI) portuguesas no estrangeiro por parte dos órgãos de soberania portugueses; mediatização em Portugal da ação das CCI portuguesas na Europa; criação de um produto/serviço europeu em rede, disponibilizado a todos os associados das CCI; organização de um evento de networking entre os associados da CCI.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares