A Lusopress esteve à conversa com o presidente e fundador da associação Cívica. Paulo Marques, para além de dirigir a Cívica, é maire-adjoint em Aulnay-sur-Bois, é também conselheiro das comunidades portuguesas, membro do conselho permanente, do conselho económico e social e do conselho de opinião da RTP. A associação Cívica foi criada a 5 de fevereiro de 2000 com o objetivo de mobilizar a comunidade portuguesa a participar nos atos eleitorais.

Paulo Marques explicou que a Cívica está organizada em delegações, estando todas ativas, e que permite que os autarcas tenham ligações entre si. Nos 20 anos da associação, o presidente faz um balanço extremamente positivo, destacando o reforço da ligação entre os autarcas. A participação cívica dos portugueses aumentou, e prova disso são os 7500 autarcas eleitos de origem portuguesa. Este crescimento, na opinião de Paulo Marques, deve-se a dois fatores.
Paulo Marques falou ainda do bom relacionamento da Cívica com a Embaixada de Portugal em França. Para terminar, Paulo Marques apelou para que todos os autarcas se possam juntar nas próximas iniciativas da Cívica, seja de modo presencial ou online.