Sábado, Abril 13, 2024
InícioArtigos Lusopress"O lixo não é nosso, mas o planeta é"

“O lixo não é nosso, mas o planeta é”

A conservação do ambiente está na ordem do dia. São várias as vozes de alerta em torno das alterações climáticas e da urgência em cuidar dos diversos ecossistemas.

Ação de limpeza do areal de Carcavelos aconteceu em simultâneo com ações em vários países do mundo. Uma iniciativa da Planet Caretakers tem unido voluntários dos quatros cantos do planeta em prol do ambiente
A Planet Caretakers nasceu em 2021… e já recolheu várias dezenas de toneladas de lixo das praias portuguesas, mas também dos centros urbanos.

A LusoPress acompanhou uma ação de limpeza numa das praia mais frequentadas da grande Lisboa promovida pela Planet Caretakers.

Greenpeace pede mais ação contra impacto ambiental dos plásticos

A associação ambientalista Greenpeace pediu em Nairobi, na 6.ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA-6), uma ação mais forte contra a crise dos plásticos, que está a acelerar as alterações climáticas.

“A procura de plásticos continua a crescer para satisfazer a necessidade de combustíveis fósseis. E isto aumentou as emissões e acelerou as alterações climáticas”

Hellen Kahaso Dena, responsável pelo Projeto Pan-Africano de Plásticos da Greenpeace África

De acordo com a Greenpeace, o plástico contribui para 3 a 4% das emissões globais de gases e, se esta tendência se mantiver, este valor continuará a ser o mesmo em 2050.

“Não podemos proteger o nosso clima, a nossa biodiversidade, a nossa saúde e travar a poluição se não reduzirmos a produção de plástico”, afirmou Dena. “Para bem do nosso futuro e do futuro dos nossos filhos, não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar esta oportunidade única de acabar com esta crise”, acrescentou.

Com Lusa

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares