Sábado, Abril 13, 2024
InícioReportagensNa Europa e no Mundo“Dona Zezinha – A vida singular de uma professora”, de Altina Ribeiro,...

“Dona Zezinha – A vida singular de uma professora”, de Altina Ribeiro, foi apresentado no Consulado

As portas dos salões Eça de Queirós, no Consulado-geral de Portugal em Paris abriram-se, uma vez mais, à cultura. Foi num final de tarde que foi ali foi apresentado o livro “Dona Zezinha – A vida singular de uma professora”, de autoria da escritora Altina Ribeiro.

O livro é a versão portuguesa, agora editada, da história de uma professora regente, contada pelo filho que veio para França. Dona Zezinha era uma professora que lecionou em aldeias e o filho acompanhou-a sempre pelas escolas por onde passava. A versão portuguesa do livro tem complementos de informação que não constam da versão francesa, escritos depois da autora ter visitado algumas das aldeias por onde passou Dona Zezinha e conversado com alguns dos seus ex-alunos.
 
Depois da apresentação do livro, o deputado Paulo Pisco moderou o debate sobre “Os Escritores na Diáspora – Portugal Visto de Fora”, com a participação das escritoras Alice Machado, Alexandra Vieira, Carla Pais e Altina Ribeiro. Altina Ribeiro nasceu em São Vicente, uma aldeia da raia trasmontana do concelho de Chaves. Este foi o seu quarto livro, sendo uma biografia de “Dona Zezinha”, história de uma professora que ensinou entre Guarda e Sabugal no tempo da ditadura de Salazar. Esta foi contada à escritora pelo filho da docente que, naquela altura, foi para França, a salto, evitando a sua participação na guerra colonial.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares