Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalEm Lisboa, restaurante o Nobre, by chef Justa Nobre, é uma referência...

Em Lisboa, restaurante o Nobre, by chef Justa Nobre, é uma referência em gastronomia portuguesa

Justa Nobre é um nome incontornável da cozinha portuguesa, expoente máximo dos sabores tipicamente portugueses. A procura por melhores oportunidades de vida levaram Justa Nobre até Lisboa. Cedo se tornou chefe de cozinha e não demorou a inaugurar o seu próprio espaço, que desde então, se tornou uma referência da gastronomia portuguesa.

Nascida no coração de Trás-os-Montes, Justa Nobre transportou alma e o sabor da cozinha tradicional portuguesa para a capital. O restaurante o Nobre tem um ambiente acolhedor e agradável à vista, onde a boa cozinha portuguesa é confeccionada com amor e muita alma transmontana. Receitas tradicionais reinventadas sem perder de vista os traços originais. E na hora de escolher, a decisão fica difícil. Mas há uma receita especialmente associada a Justa Nobre: a sopa de santola.
 
A todos os desafios, Justa Nobre foi dizendo sim. Aceitou-os com a humildade e a sapiência de quem sabe o que vale. É na cozinha onde se sente bem, é na cozinha que é feliz. É na cozinha que está parte do segredo para o sucesso do restaurante. Conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa, Justa Nobre sempre teve a preocupação de utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas.
 
“Se estou triste preciso de cozinhar, se estou feliz preciso de cozinhar”. A expressão é de Justa Nobre que é também apologista da partilha do saber. Justa Nobre venceu o Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa 2023. Reconhecida desde os anos 90, quando os cozinheiros quase não tinham exposição pública, o nome e o trabalho desenvolvido por Justa Nobre têm cativado clientes a seguirem-na nas diversas moradas que abriu ao longo de quase 45 anos.
 
Quando saiu de Vale de Prados, detrás dos montes que seguravam o seu talento, a pequena Justa não sabia o que o futuro lhe reservava, mas sabia ter energia e garra para o que aparecesse, se aparecesse, e apareceu.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares