O presidente do PSD, Luís Montenegro dedicou uma semana para encontros com as comunidades portuguesas na Europa. Visitou cinco países, entre França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha. Ao longo de sete dias, foram vários os momentos e ocasiões onde pôde escutar e sentir as necessidades dos portugueses.
No 6º dia da iniciativa “Sentir Portugal nas Comunidades Portuguesas na Europa”, Luís Montenegro, em Paris, visitou a empresa Les Dauphins, uma referência no fabrico e comercialização de ambulâncias, do empresário português Mapril Baptista. Seguiu-se uma passagem por Champigny-sur-Marne, onde visitou o memorial da emigração portuguesa. Aqui, elogiou o exemplo, o espírito de trabalho e de sacrifício dos portugueses que emigraram para França.
Em entrevista à Lusopress, Luís Montenegro confessou as maiores inquietações transmitidas pelos portugueses nas comunidades. Sobre as ideias do PSD para a diáspora, o líder do partido enumerou alguns projetos. Luís Montenegro mostrou-se ainda solidário com as reivindicações dos funcionários consulares, assunto que, diz, deve merecer a atenção do Governo. O líder do PSD, admitiu ainda que o seu “grande sonho” é de ver regressar os portugueses que estão fora do país.