Sábado, Setembro 7, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoDomaines Rodrigues-Lalande: os vinhos da região de Bordéus feitos pelo português José...

Domaines Rodrigues-Lalande: os vinhos da região de Bordéus feitos pelo português José Rodrigues

Foi na região de Bordéus que a Lusopress foi ao encontro de quatro propriedades produtoras de vinho. As propriedades Rodrigues-Lalande são uma história familiar nas denominações Graves e Pessac-Léognan. Daqui sai uma vasta gama de vinhos diversificados, tanto em aromas como em potência. Fomos recebidos por José Rodrigues, e conhecer a história deste enólogo que, até aos 20 anos, não bebia álcool.

Com raízes em Fafe, José Rodrigues recorda com nostalgia a adega e as vinhas do avô. Foram essas memórias que o fizeram perceber qual seria o seu caminho. Engenheiro químico de formação, José Rodrigues decidiu redirecionar o seu percurso profissional para a enologia. Para isso, apostou na formação. Formou-se em enologia, e a partir daqui obteve todos os conhecimentos técnicos e científicos para desenvolver as melhores qualidades no vinho.
 
Ainda trabalhou para uma empresa portuguesa, mas o seu caminho começou a desenhar-se quando comprou o Château de Castre em 1996. Uma quinta, um solo, um conhecimento profundo e a vontade de fazer um grande vinho. Estavam juntos todos os ingredientes para o sucesso desta grande aventura. Produzem uma vasta gama de vinhos, aliando qualidade, complexidade aromática, cor e subtileza, permitindo corresponder a um público amplo. O objetivo foi sempre estar na linha da frente.
 
Os frutos do trabalho intensivo não demoraram a aparecer. Em 2004 dá-se um passo importante no caminho de crescimento da marca familiar Rodrigues-Lalande. Adquiriu o Château Roche-Lalande e tornou-se vizinho dos maiores nomes da denominação Pessac-Léognan. Foi a partir deste momento que começou a afirmar a sua portugalidade. Em 2012, adquiriu o Château de Beau-Site na região de Graves. Mas foi em 2013 que os investimentos se concluíram, com a compra do Château Pont Saint-Martin.
 
Com quase 70 hectares nas quatro propriedades, atingem uma produção de meio milhão de garrafas por ano. Como português que é, José Rodrigues tem como objetivo fazer chegar os seus vinhos, ainda mais, aos portugueses. Quatro propriedades, duas denominações, e uma vasta gama de vinhos de alta qualidade. O nome Rodrigues-Lalande está intimamente associado à produção de bons vinhos, em Bordéus.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares