Sábado, Junho 22, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoSecretário de Estado das Comunidades Portuguesas realizou visita à área consular de...

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas realizou visita à área consular de Marselha

Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, realizou uma visita à área consular de Marselha. Este roteiro foi realizado no âmbito do seu programa “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”.

Foi a primeira vez que visitou esta parte do território, e aproveitou o momento para se encontrar com presidentes de câmara locais de territórios com uma extensa e relevante comunidade portuguesa. Na câmara municipal de Sainte-Maxime, teve oportunidade de discutir matérias de colaboração em prol dos portugueses e lusodescendentes seus munícipes. O Secretário de Estado seguiu o roteiro visitando o supermercado português da região, O’Fado. Aqui, falou com portugueses, viu os produtos portugueses e sentiu o pulsar do negócio, projeto do empresário Joaquim Pires.
 
Já no segundo dia da visita, tempo para conhecer o Memorial Português no cemitério de Beausoleil, em memória dos soldados portugueses que combateram em França, na I Guerra Mundial. Foi inaugurado em 2018, por uma iniciativa impulsionada por Joaquim Pires, também Cônsul Honorário de Portugal em Nice. O momento foi assinalado com a colocação de uma coroa de flores e com o entoar dos hinos nacionais: francês e português.
 
Ainda na cidade de Beausoleil, Paulo Cafôfo andou pelas ruas e conheceu parte da comunidade portuguesa local. O movimento associativo continua a ter um papel importante na comunidade portuguesa. Nesta cidade, mais de um terço da população é de origem portuguesa. Portugueses que não esquecem o seu país e que assumem aqui um papel importante na economia local e na afirmação da lusofonia.
 
A visita prosseguiu no Consulado Honorário de Nice, momento que marcou também a sua reabertura. Joaquim Pires acompanhou de perto a visita do Secretário de Estado das Comunidades. A visita terminou com a passagem por um restaurante de referência, propriedade do português Roger Martins.
 
Na área da economia, Paulo Cafôfo contactou com elementos da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e abordou as oportunidades de investimento que existem em Portugal através do PNAID, além da tendência crescente das exportações portuguesas para França. Uma visita completa e realizada com sucesso no âmbito do programa “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares