Compadres, comadres e amigos da Academia do Bacalhau de Paris reuniram-se e celebraram juntos o São Valentim. O amor esteve no ar, mas também esteve presente, como sempre, os três pilares da academia: amizade, solidariedade e portugalidade. O encontro teve lugar na Casa de Portugal de Villeneuve-le-Roi.
O jantar foi precedido pela Assembleia Geral Ordinária da instituição, que aprovou com distinção o relatório de contas e as atividades realizadas ao longo do ano 2022. Muitos dos objetivos propostos pela atuação direção foram alcançados, muito graças ao trabalho, lealdade e fidelidade de todos os compadres nas tertúlias mensais. Foi também enaltecida a importância de parceiros que permitem a realização de grandes causas solidárias. O objetivo é agora, tentar fazer ainda melhor.
Já de olhos postos para o futuro, foram também aprovadas as propostas de atividades para o ano 2023, da qual se destaca as bolsas de estudo para alunos carenciados, que não foi possível concretizar em 2022. Com a aprovação de todos os pontos por unanimidade, o presidente Luís Gonçalves e a sua direção deixaram a certeza de continuar a honrar e a respeitar os valores da Academia do Bacalhau de Paris.
Foram 120 os compadres e comadres que responderam positivamente à chamada e esgotaram a capacidade da Casa de Portugal, espaço cedido pela Mairie de Villeneuve-le-Roi, que também marcou presença através do seu presidente, que muito homenageou a comunidade portuguesa. Já durante o jantar, a animação esteve a cargo do grupo Luso Latino, e à mesa não pôde faltar o fiel amigo bacalhau.
Houve ainda espaço para a apresentação de futuros compadres da Academia do Bacalhau de Paris, que serão apadrinhados brevemente. A tertúlia teve como causa solidária um projeto organizado por uma professora de língua portuguesa. O próximo evento da academia terá lugar a 10 de março, na sala Vasco da Gama. As inscrições já se encontram abertas no site da Academia do Bacalhau de Paris.