Quinta-feira, Maio 9, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoAcademia do Bacalhau de Paris organizou o 1º Encontro da Amizade Sem...

Academia do Bacalhau de Paris organizou o 1º Encontro da Amizade Sem Fronteiras em Viana do Castelo.

O mês de Agosto foi escolhido pela Academia do bacalhau de Paris para o primeiro Encontro da amizade Sem Fronteiras que teve lugar na cidade de Viana do Castelo.O objetivo deste encontro foi reunir compadres e comadres das diversas academias de todo o globo numa iniciativa de confraternização entre as mesmas, reunindo cerca de 110 pessoas entre membros e convidados.Este primeiro Encontro da Amizade Sem Fronteiras teve inicio na Quinta da Presa onde compadres e convidados foram recebidos pelos organizadores para um coffebreak.

De seguida, os participantes efetuaram um passeio até ao Santuário de Santa Luzia, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Viana do Castelo. Foi lá que puderam ver e ouvir o depoimento emotivo de António Pisco, antigo operário que participou na construção daquele grandioso Santuário. Após apreciarem as belas paisagens do alto do monte de Santa Luzia, a caravana de participantes e convidados rumou ao centro da cidade vianense para assistir aos preparativos da tradicional festa da romaria de Viana do Castelo.

De regresso à Quinta da Presa, compadres e comadres das Academias presentes, participaram num almoço seguido de animações regionais.Nesse almoço juntaram-se o Embaixador Luís Ferraz, atual Diretor Geral da DGASCCP. Paulo Pisco, deputado do PS pelo circulo da Europa. A vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges. Bem como o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Para o Presidente da Academia do Bacalhau de Paris e responsável pela organização do Encontro da Amizade Sem Fronteiras, Luís Gonçalves, a adesão de compadres e comadres superou as expectativas mesmo tendo sido realizado em período de férias para muitos deles.O presidente da ABP afirmou também que sem amizade não há solidariedade. Por sua vez, o Embaixador Luís Ferraz salientou o poder de vitalidade da comunidade portuguesa, especialmente em França, enaltecendo os membros da Academia do Bacalhau de Paris.

 Para Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a referência vai para os objetivos das ações sociais das Academias do Bacalhau espalhadas pelo mundo. Já o deputado Paulo Pisco, referiu que a capacidade de dinamismo da Academia do Bacalhau de Paris é muito relevante e importante. Isso mesmo foi demonstrado por conseguir reunir tantos membros num evento em Portugal, mesmo durante o período de férias.

 Carlota Borges, vereadora do município de Viana, salientou o importante trabalho social que as Academias fazem durante todo o ano.

Destaca-se mais uma vez a nível social, que todo o fundo alcançado com este evento da Academia do Bacalhau de Paris será transferido para o Centro Social da Areosa em Viana do Castelo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares