Sexta-feira, Maio 10, 2024
InícioReportagensNa Europa e no Mundo10 Junho em Londres: Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a mais jovem...

10 Junho em Londres: Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a mais jovem comunidade da diáspora portuguesa

Quando assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de duplas comemorações do 10 de Junho, primeiro em Portugal e depois junto de comunidades portuguesas no estrangeiro. Este ano, Londres foi o local escolhido junto da diáspora portuguesa.

O Presidente da República chegou ao final da tarde de 10 de Junho ao Intercontinental Park Lane, onde o esperavam cerca de mil portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa iniciou a sua intervenção pedindo um minuto de silêncio pela memória de Paula Rego. Chamando os dois filhos da pintora ao palco, o Presidente da República anunciou que vai condecorar Paula Rego, a título póstumo. Durante o seu discurso, elogiou o dinamismo da mais jovem comunidade portuguesa espalhada pelo mundo, a do Reino Unido, país que definiu como “querido aliado” secular de Portugal.
 
Durante a receção, foram ainda condecorados quatro portugueses. O bailarino Marcelino Sambé, com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada com o grau de Cavaleiro. A coordenadora-geral do Ensino no Reino Unido, Regina Duarte, fundadora da Escola Anglo-Portuguesa de Londres, e a académica Susana Frazão Pinheiro foram feitas comendadoras da Ordem de Instrução Pública. Foi ainda condecorado o enfermeiro Luís Pitarma, conhecido por ter cuidado do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho referiu que o executivo alargou medidas como o Programa Regressar e o IRS Jovem, para atrair jovens portugueses que concluíram a sua formação superior no Reino Unido e pretendam trazer de volta esse conhecimento para Portugal. A importância das comunidades para Portugal foi também sublinhada por Paulo Cafôfo.
 
Celebrar o 10 de Junho, Dia de Portugal, junto da diáspora tornou-se, desde 2016, uma tradição junto do Estado e do Governo Português. Depois de França, Brasil, Estados Unidos da América e Cabo Verde, o Reino Unido, e a cidade de Londres, foi o local escolhido para assinalar o Dia de Portugal fora das fronteiras físicas portuguesas. Uma celebração junto de uma comunidade com características específicas. A sala encheu-se de portugueses que quiseram ouvir e ver de perto o Presidente da República.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares