A primeira tertúlia após as recentes eleições da Academia do Bacalhau de Paris e sob a nova presidência do compadre Luís Gonçalves, teve lugar no restaurante Le Chic em Pierrelaye, nos arredores de Paris. Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, na sua maioria comadres e compadres da academia. O jantar tertúlia teve como intuito a contribuição de fundos para quem mais precisa, e a associação escolhida foi a Les Voiles de I´Espoir, da qual a comadre Isabel da Ponte faz parte desde 2017. O objetivo é proporcionar um passeio durante uma semana a crianças que sofrem de cancro.
A angariação ao longo do jantar tertúlia atingiu os 4400 euros. Este foi o primeiro jantar sob a nova direção e, por isso, Luís Gonçalves salientou que foi um jantar importante, mas diferente. Um dos compadres mais antigos da Academia do Bacalhau de Paris, Victor Ferreira, faz questão de marcar presença no primeiro jantar da cada nova direção da academia, e este, não podia ser diferente.
Outro compadre que marcou presença foi Joaquim Santos, um dos mais antigos membros da associação. Em entrevista à Lusopress, fez questão de lembrar alguns episódios interessantes que já viveu na Academia do Bacalhau de Paris.