Segunda-feira, Maio 13, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalCerca de 300 ciclistas rumam à Terra da Castanha no Campeonato Nacional...

Cerca de 300 ciclistas rumam à Terra da Castanha no Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada

 Sernancelhe recebeu pela primeira vez o Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada para cadetes, juniores e femininos. Cerca de 300 ciclistas pedalaram  até à terra da Castanha para uma prova que durou dois dias.

O primeiro dia do evento iniciou com a prova de contrarrelógio feminino. Do Santuário da Nossa Senhora da Lapa, as ciclistas rumaram a várias localidades do concelho numa distância de 15 km. No segundo dia de provas, e na sede do concelho, o momento serviu para ficar a conhecer os campeões nacionais da categoria cadetes e juniores.  Os Sub-17 percorreram 73,5 quilómetros ao longo de três voltas. Já os juniores mostraram a sua audácia ao longo de 122,5 quilómetros.
O Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada, foi organizado pela Strong Speed, do antigo Ciclista  e vencedor de várias etapas da Volta de Portugal em Bicicleta, Cândido Barbosa. Em entrevista à Lusopress, o antigo ciclista salienta que é habitual realizar todos os anos estes eventos e ainda elogia a região que acolhe as provas.
Para Cândido Barbosa, este tipo de evento não é fácil de ser organizado devido a um conjunto de fatores que vão desde a segurança do ciclista a toda a parte técnica da realização da prova. O antigo atleta acrescenta que  a modalidade é um desporto saudável e que a sustentabilidade passa pelo ciclismo.
A ciclista Éris Chagas, representante da Academia de Ciclismo de Paredes, foi uma das ciclistas que participou na prova de contrarrelógio. Para a atleta o calor foi o seu maior adversário. A prova em terras da castanha teve o apoio da Federação  Portuguesa de Ciclismo, da Associação de Ciclismo da Beira Alta, e do Instituto Português do desporto e Juventude.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares