Sábado, Abril 13, 2024
InícioNotíciasCulturaExposição INTEGRADOS leva Portugal a Andorra

Exposição INTEGRADOS leva Portugal a Andorra

A sala Sergi Mas da cidade andorrana de Sant Julià de Lòria tem patente a exposição INTEGRADOS impulsada pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal. Uma mostra que leva um pouco de Portugal a Andorra.

O trabalho fotográfico formado por 14 fotografias foi realizado por Mireia Medeiros. A fotografa captou os elementos do Grupo com o trajo popular português em diferentes espaços arquitetónicos do Principado de Andorra.

Uma iniciativa criada sob o objetivo de promoção cultural laurediana no que respeita aos trajes, utensílios, instrumentos e brinquedos dos dois países. Com a finalidade de geminar as duas culturas e demonstrar as suas similitudes e confluências.

Exposição INTEGRADOS gemina cultura portuguesa e andorrana em Sant Julià de Lòria. O trabalho fotográfico formado por 14 fotografias realizadas por Mireia Medeiros aos elementos do Grupo com o trajo popular português em diferentes espaços arquitetónicos do Principado de Andorra

“As culturas se podem unir”

A sessão de inauguração contou com a presença de várias personalidades das autoridades locais e também culturais. Como Helena Mas, Ministra de Saúde do Principado de Andorra, Cerni Cairat, Sofia Cortesão, Presidente e Vice-Presidente do Município de Sant Julià de Lòria.

E ainda as vereadoras Teresa Areny e Eva Ramos além da responsável de Património Cultural do Governo de Andorra, Isabel de la Parte, de várias personalidades portuguesas e andorranas.

Por fim, estiveram igualmente membros do Grupo que assistiram à mostra de cultura popular e afirmação da portugalidade.

Ao ato inaugural assistiram Helena Mas, Ministra de Saúde do Principado de Andorra, Cerni Cairat, Sofia Cortesão, Presidente e Vice-Presidente do Município de Sant Julià de Lòria assim como as vereadoras Teresa Areny e Eva Ramos além da responsável de Património Cultural do Governo de Andorra, Isabel de la Parte, de várias personalidades portuguesas e andorranas, e membros do Grupo que assistiram à mostra de cultura popular e afirmação da portugalidade.

Exposição INTEGRADOS leva Portugal a Andorra

A vereadora da cultura laurediana, Teresa Areny, destacou a importante comunidade portuguesa que reside na paróquia e realçou o fato de que “as culturas se podem unir”.

O Presidente do Grupo de Folclore Casa de Portugal, José Luís Carvalho, agradeceu o empenho do município de Sant Julià de Lòria em mostrar o trabalho fotográfico.

Logo depois, referiu a dedicação da Anna Mangot, comissária da exposição, na promoção da analogia entre as duas culturas. Como resultado, enriquece a mostra com diferentes complementos cujo objetivo “era mostrar o traje tradicional português junto do património andorrano”.

Após o ato protocolar foi projetado o vídeo documental, da autoria de Marc Medeiros. São imagens que acompanham a exposição. Outro retrato, desta vez imagens das sessões fotográficas assim como diferentes testemunhos de personalidades andorranas sobre o trabalho integrador.

Esta exposição, que desde fevereiro de 2023 tem percorrido seis das sete paróquias do Principado, estará patente até o dia 24 de maio.

Durante este período estão previstas diferentes atividades como workshops de dança e cozinha portuguesas, bordados e cerâmica. E ainda leitura de contos no idioma de Camões, um colóquio e uma atuação conjunta no dia 12 de maio entre o Esbart Laurèdia e o Grupo de Folclore Casa de Portugal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares