A artista plástica Joana Vasconcelos inaugurou, em Paris, na Sainte Chapelle do Château de Vincennes a sua obra intitulada “Árvore da Vida”. A inauguração contou a presença do Ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Ministra da Cultura Francesa, Rima Abdul Malak, e também do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte.
A obra foi produzida durante o confinamento, a partir da reciclagem de matérias e tecidos que a artista tinha no seu atelier. Acabou por ser a ocupação de muitas pessoas durante os vários meses da pandemia. Joana Vasconcelos criou uma árvore, em tons de vermelho, castanho e dourando, com o tronco revestido a tecido e com várias técnicas artesanais, com lãs e outros materiais. São dezenas de ramos que acolhem cerca de 140 mil folhas e onde foram instalados milhares de luzes LED. A artista mostrou estar orgulhosa por levar a sua instalação até ao Château de Vincennes.
Joana Vasconcelos explicou ainda o atraso existente na inauguração da obra, e revelou que a “Árvore da Vida” ficará patente na Sainte Chapelle do Château de Vincennes até setembro de 2023. Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, Joana Vasconcelos tem o dom de transportar as pessoas para um imaginário coletivo. A inauguração foi abrilhantada pela atuação do cantor lírico português, Rui de Lima, que interpretou a música ‘Árvore da Vida’.