O Château de Ferrières-en-Brie abriu as suas portas a uma gala da Academia do Bacalhau de Paris. Com o tempo agradável, uma paisagem deslumbrante, num local emblemático, estavam reunidas as condições para um bom momento de convívio entre compadres e comadres.
Com lotação esgotada, cerca de 200 pessoas responderam afirmativamente à chamada e celebraram a amizade, solidariedade e portugalidade. A solidariedade é um dos três pilares da academia, e nem mesmo o tempo de pandemia colocou de parte o lado solidário dos compadres. Para o presidente Luís Gonçalves, é a sensibilidade dos membros da academia que faz a diferença.
A gala contou ainda com a presença de Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do Partido Socialista. Esteve também o presidente da Academia do Bacalhau de Bruxelas, que se encontra numa fase de relançamento da sua atividade.
Em outubro, terá lugar o Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, que se irá realizar nos Açores. Tendo em vista o Congresso Mundial, a próxima ação solidária da Academia do Bacalhau de Paris será precisamente, para ajudar uma instituição do arquipélago. O mote foi concretizar sonhos de crianças.
Durante o almoço foram ainda sorteadas camisolas de futebol para angariar fundos. A gala teve animação do músico Pedro Correia e do saxofonista Bruno Abel. O próximo evento será em Valenton, a 23 de setembro, com um concerto de música clássica, para ajudar o povo ucraniano.