Terça-feira, Junho 25, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalAndré Ventura em entrevista: balanço das presidenciais 2021 e a importância das...

André Ventura em entrevista: balanço das presidenciais 2021 e a importância das comunidades

Licenciado e Doutor em Direito, André Ventura foi professor universitário, bem como consultor de diversas empresas na área jurídica. Lançou o projeto político do Chega no final de 2018, sendo reconhecido como o 24º partido português em Abril de 2019 pelo Tribunal Constitucional.

Em Outubro do mesmo ano alcançou um lugar no Parlamento nas eleições legislativas. Foi o primeiro a anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais de Janeiro de 2021, tendo alcançado o 3º lugar, com 11,90% dos votos. Numa entrevista à Lusopress, começou por fazer um balanço do ato eleitoral. E, quando se faz um balanço, é inevitável falar da alta taxa de abstenção. Se em Portugal apenas 39,24% das pessoas votaram, na diáspora esse valor foi de apenas 1,88%.

Maria Vieira, atriz portuguesa, foi a mandatária escolhida por André ventura para representação junto das comunidades portuguesas. O partido Chega tem apenas dois anos de existência no panorama político nacional, mas André ventura mostra-se satisfeito com a sua representatividade junto da diáspora portuguesa. Um outro ponto em análise foi a visibilidade e a representatividade dos emigrantes portugueses na vida política, social e económica de Portugal.

Com o objetivo de dar mais atenção às comunidades, André Ventura deseja a criação de um Ministério das Comunidades. André Ventura deixou, ainda, a garantia de realizar campanha junto das comunidades portuguesas nos próximos atos eleitorais. Como mensagem final, André Ventura deseja que as comunidades sejam parte da nação portuguesa, reforçando a sua proximidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares