Segunda-feira, Junho 23, 2025
InícioArtigos LusopressVoto dos emigrantes precisa de consenso político, diz Cesário

Voto dos emigrantes precisa de consenso político, diz Cesário

Voto dos emigrantes volta a gerar preocupação: José Cesário apela a consenso político para resolver falhas legais
Voto dos emigrantes precisa de consenso político, diz Cesário

Durante a apresentação do livro Monumentos ao Emigrante, que decorreu esta terça-feira, 20 de maio, em Lisboa, José Cesário comentou as dificuldades que afetam o voto dos portugueses no estrangeiro.

Antes de tudo, o antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas considera que o atual sistema eleitoral já não responde às necessidades das comunidades emigrantes.

“Falta algum ajustamento da legislação à realidade concreta do mundo”, afirmou nesse sentido. Por outro lado, para o governante, o país tem ignorado propostas importantes que poderiam ter evitado erros cometidos no passado. Esta falta de ação, na sua opinião, agrava a instabilidade e afasta os emigrantes do processo democrático.

Cesário: voto dos emigrantes precisa de consenso político

Para resolver a situação, José Cesário defende que os partidos políticos devem unir esforços. “Vai ter de haver algum entendimento. Espero que haja algum consenso no sentido de podermos encontrar soluções positivas que permitam que haja muito mais gente a participar do que já há”, explicou.

Ainda assim, e apesar dos obstáculos, o ex-governante reconhece progressos. De acordo com os seus dados, a participação dos emigrantes tem aumentado nos últimos anos. “O número dos que participam hoje é muito maior do que os que participaram no passado”, sublinhou, incentivando um debate sério sobre o tema.

Estabilidade política é essencial para avançar

Além do voto emigrante, José Cesário comentou também o atual contexto político nacional. Embora não garanta estabilidade durante quatro anos, deseja que o país consiga encontrar equilíbrio e previsibilidade. “Vamos ter estabilidade durante um período de tempo. Mentiria se dissesse que tinha a certeza que essa estabilidade dá para quatro anos. Não sei. Desejo apenas. Mas, como português, acho que é fundamental que essa estabilidade seja encontrada.”

Voto dos emigrantes precisa de consenso político, diz Cesário

O evento decorreu no âmbito do lançamento do livro Monumentos ao Emigrante, uma obra de Daniel Bastos com fotografias de Luís Carvalhinho, que homenageia a diáspora portuguesa através de uma recolha de monumentos espalhados por vários países.

Ver mais:

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares