Cerca de 90 pessoas participaram no jantar tertúlia da Academia do Bacalhau de Paris. O evento teve lugar no Restaurante La Grange aux Dímes ou, em português, “O Celeiro do Dízimo”. Este autêntico celeiro do século XIII era o local onde se guardava o décimo da colheita dos camponeses de Wissous, que localiza perto do aeroporto de Orly, nos arredores de Paris.
Carlos Gonçalves é o novo proprietário do restaurante e, juntamente com o filho, o chef de cozinha Cyril Gonçalves e a nora Mathilde Demoulins, mostram a tradição da gastronomia francesa, oferendo uma cozinha de qualidade e um serviço requintado, num ambiente exótico e cheio de charme.
Presente neste jantar tertúlia esteve o agora Presidente Honorário da Academia do Bacalhau de Paris, o compadre António Fernandes. Em entrevista à Lusopress mostrou-se honrado pela distinção recebida aquando do Congresso Mundial. Neste mês de novembro, a Academia do Bacalhau de Paris realiza a ação Roupa sem Fronteiras. Todos os anos, a iniciativa de solidariedade tem como objetivo recolher roupa, calçado e brinquedos, para entrega a pessoas mais carenciadas, em Portugal e em França.
Durante o jantar tertúlia houve momento para apadrinhamento de novos compadres e comadres para a Academia do Bacalhau de Paris. No final, o presidente da academia, Luís Gonçalves, fez um convite para quem quiser participar no almoço de gala da Academia do Bacalhau. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.