Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoLuís Ferraz é o novo Diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades...

Luís Ferraz é o novo Diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas

Luís Ferraz é, desde dezembro passado, o novo Diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas. Um rosto bem conhecido da comunidade portuguesa em Paris, tendo aqui desempenhado a função de cônsul-geral entre 2009 e 2012.

Paris foi, precisamente, um dos seus maiores desafios profissionais. A verdade é que conquistou o coração e a confiança da comunidade, muito pela proximidade que implementou. Desde então, a diáspora passou a ser uma questão importante na sua vida. Proximidade é a fórmula de sucesso, e faz questão de transmitir essa mensagem. Traz para a nova função que agora abraça a sua ​experiência consular.

Diz o despacho, publicado no Diário da República, e assinado pelo Primeiro-Ministro, António Costa e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva que “é designado, em regime de comissão de serviço, para exercer o cargo de Diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministro plenipotenciário de 1ª classe Luís Manuel Fernandes de Menezes de Almeida Ferraz, pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujo currículo académico e profissional, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo em que é investido”.

Luís Ferraz tem 60 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e entrou na carreira diplomática em 1988. Já foi diretor de serviços do Centro Emissor para a Rede Consular, da DGACCP, de 2004 a 2006 e foi subdiretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009, altura em que assumiu as funções de Cônsul-Geral de Portugal em Paris até maio de 2012.

Antes disso, tinha estado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, foi adjunto no Gabinete do Comissário para o Apoio à Transição em Timor-Leste, foi Chefe de Divisão na Direção de Serviços das Organizações Políticas Internacionais, da Direção-Geral dos Assuntos Multilaterais, e foi assessor do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas António Braga. Depois de Paris, foi Embaixador em Sófia, e estava atualmente em posto em Riade. Vai agora substituir o Embaixador Júlio Vilela, transferido para Genebra. Numa entrevista à Lusopress, Luís Ferraz falou sobre o seu novo desafio profissional.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares