Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoEleições Presidenciais 2021 decorreram no Consulado de Portugal em Paris de forma...

Eleições Presidenciais 2021 decorreram no Consulado de Portugal em Paris de forma tranquila

Tal como em alguns outros pontos do mundo, também o Consulado de Portugal em Paris abriu as suas portas às eleições presidenciais portuguesas.

Os portugueses aqui recenseados tiveram dois dias, sábado e domingo, para exercer o seu direito de voto. Para a eleição presidencial não foi permitido o voto por correspondência, obrigando assim a uma deslocação às mesas de voto do posto consular da sua residência. A distância para o local de voto continua a ser um dos principais problemas para a enorme abstenção. Em 2016, estavam inscritos no Consulado em Paris cerca de 30 mil eleitores. Nesse ano, apenas 3,69% dos inscritos votaram. Com o recenseamento automático, o número de inscritos aumentou significativamente. Estavam agora inscritos mais de 200 mil cidadãos, mas apenas votaram 1783 pessoas. Com 0,72% de votantes, destaque para a grande afluência de jovens. Há ainda quem defenda mais poderes para o Presidente da República Portuguesa. Nas secções de voto foram postas em prática todas as medidas de prevenção sanitária e recomendações das autoridades de saúde: utilização de máscara de forma adequada, manter a distância de segurança recomendada, desinfetar as mãos antes de votar, utilização de uma caneta própria e desinfeção das mãos depois de votar e antes de sair do local de voto. Com cinco mesas de voto, no Consulado Geral de Portugal em Paris, destaque para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa com 54,81%, seguido de Ana Gomes e André ventura. Após a vitória, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os milhares de emigrantes que não puderam exercer o seu direito de voto. Diz que tudo fará para defender o voto por correspondência para os próximos atos eleitorais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares