Depois de Sintra, Viana do Castelo e Penafiel, foi a vez de Viseu acolher o Encontro de Investidores da Diáspora. Esta foi a 4ª edição do evento sob o lema “Conhecer para Investir”, e visa fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro, acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, abriu a sessão começando por valorizar o papel empreendedor da diáspora portuguesa.
O IV Encontro de Investidores da Diáspora ficou marcado pela apresentação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora. Um programa do Governo que pretende “incentivar o regresso e investimentos”, dos emigrantes, e “promover as exportações” portuguesas. Estima-se que a partir de 2020 as candidaturas estarão permanentemente abertas para projectos de investimento e criação de emprego oriundos da diáspora.
Ainda no âmbito do programa apresentado, estão previstos maiores incentivos se os investimentos se realizarem no interior do país. O programa apresentado foi bem recebido por emigrantes que têm objectivos concretos de regressar e investir em Portugal. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, foi mais uma ocasião para as comunidades portuguesas no estrangeiro conhecerem as oportunidades e potencialidades de investimento que Portugal oferece. Berta Nunes aproveitou a sessão de abertura do encontro para agraciar José Luis Carneiro, com a medalha de mérito, grau ouro, pelo trabalho realizado enquanto Secretário de Estado das Comunidades.