
João Pedro Coelho conquista o “Goldener Koch 2025” e leva Portugal ao topo da gastronomia suíça
O chef português João Pedro Coelho, de 25 anos, brilhou na cena internacional ao vencer o prestigiado concurso Goldener Koch 2025 (Cozinheiro de Ouro), um dos maiores eventos gastronómicos da Suíça. Atualmente sous-chef no aclamado Restaurant de l’Hôtel de Ville de Crissier, João destacou-se, em primeiro lugar, pela sua técnica e criatividade, superando quatro finalistas numa competição de alto nível realizada em Berna.
“Isto é resultado de um longo trabalho, sempre com este objetivo em mente!”
Durante a prova, que durou cinco horas e meia, os concorrentes tiveram de preparar pratos de peixe e carne sob a avaliação rigorosa de um júri presidido pelo chef Franck Giovannini. Antes de mais nada, a vitória reforça a ascensão de João Coelho na alta gastronomia e confirma a excelência dos chefs portugueses no panorama internacional.
Mais cozinheiros portugueses galardoados
Mas João não é o único português a conquistar reconhecimento além-fronteiras. Em 2023, o chef Miguel Marques, natural de Viseu, foi eleito “Chefe de Cozinha do Ano” na Alemanha. Com apenas 26 anos, Miguel lidera a cozinha do Alois by Dallmayr, um restaurante de duas estrelas Michelin em Munique. O seu talento brilhou no concurso “Koch des Jahres”, onde competiu contra alguns dos melhores chefs da Alemanha, Suíça e Áustria.
O sucesso de João Coelho e Miguel Marques evidencia o crescimento da gastronomia portuguesa a nível mundial. Estes chefs não só elevam os seus nomes, mas também promovem a riqueza da cozinha portuguesa, valorizando ingredientes, técnicas e sabores nacionais.
Com estas distinções, Portugal continua a afirmar-se como uma potência gastronómica, deixando uma marca indelével na alta cozinha europeia.