A Associação dos Jovens Lusodescendentes Cap Magellan realizou mais uma edição da Gala Prémios de Mérito, distinguindo seis personalidades e projetos de destaque. O evento decorreu na Universidade Sorbonne, em Paris, com a presença da Cônsul-Geral de Portugal, Mónica Lisboa.

A noite arrancou com uma atuação dinâmica da Bagatuna de Rio Maior, proporcionando, assim, um ambiente festivo. Para envolver ainda mais o público, foi realizado um quiz interativo sobre dois marcos históricos: os 50 anos da Revolução dos Cravos e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com um desempenho impressionante, João Norberto sagrou-se vencedor ao acertar 29 das 30 perguntas.
Os vencedores da noite


Na categoria Melhor Aluno do Liceu, premiada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Hortense Demael foi a grande vencedora. Além dela, os finalistas incluíram Domitilla Barbosa e Abel Marzuk.
Por outro lado, o título de Melhor Estudante Universitário, apoiado pela Nova Delta, foi atribuído a Marina Sadi, que superou Ivo Nogueira e Axel Samba.
No que diz respeito ao Melhor Projeto Associativo, em colaboração com a Império Assurances, Graines de Luso destacou-se entre Sol de Portugal e Les Étoiles de Tarrafal.
Entretanto, Rui Fernandes arrecadou o prémio de Melhor Iniciativa Cidadã, apoiado pelo La Banque BCP, com o projeto HidraLocaliza. Jeanne Antunes e Sara Novais foram os outros finalistas.
Além disso, na categoria Melhor Jovem Empreendedor, promovida pela Fidelidade, Johanna Pereira conquistou o título pelo trabalho “Au Fil de Jojo”, ultrapassando Pedro Félix e Sofia Pereira.
Por fim, o último prémio da noite, Melhor Revelação Artística Musical, entregue em colaboração com a Vilamoura, foi atribuído a Desgo. Mariana Pina e Miguel Sol também estiveram nomeados.
Homenagens e destaques culturais

A cerimónia, apresentada por José Carlos Malato e Diane Cardoso-Gomes, incluiu, ainda, uma homenagem a João Gil, fundador dos Trovante, pelos seus 50 anos de carreira musical.
O evento contou também com a exibição de um excerto do documentário “Au-delà du Silence”, de Christophe Fonseca. O filme aborda a emigração portuguesa para França nos anos 60 e retrata a vida no bairro de lata de Champigny-sur-Marne.
Assim, a 12.ª Gala Prémios Cap Magellan reforçou a importância de celebrar a lusofonia, incentivando o talento e o espírito de iniciativa entre as novas gerações.
A 12.ª Gala Prémios Cap Magellan reforçou, dessa forma, a importância de celebrar a lusofonia, incentivando o talento e o espírito de iniciativa entre as novas gerações.



