A Feira Nacional do Cavalo, realizada de 1 a 11 de novembro na Golegã, celebrou mais uma vez a tradição e a cultura equestre de Portugal. Aliás, este evento anual é um dos maiores e mais importantes do género no país. Surpreendentemente, atraí visitantes e criadores de cavalos de todo o mundo. Caso para dizer que se trata de uma experiência imperdível. Durante onze dias, a vila da Golegã transforma-se num verdadeiro centro de celebração do cavalo lusitano, da equitação e da herança cultural portuguesa.
A atmosfera acolhedora e animada marca esta feira, onde cavaleiros e cavalos desfilam pelas ruas da vila, criando um ambiente que remete à tradição e ao respeito pela história equestre de Portugal. Carolina Ek, cavaleira assídua na Golegã há oito anos comentou: “Há sempre muito respeito entre todos. Nunca tive problemas, e isso é sempre muito bom”. Para muitos, este evento é uma oportunidade de convívio e reencontro com amigos. Simultaneamente é um espaço familiar, onde os mais novos também se encantam com o mundo equestre.
Paralelamente, a participação feminina no evento esteva em destaque este ano. “Nota-se cada vez mais mulheres nas provas. Hoje em dia, há mais miúdas do que rapazes a competir”, observou Carolina Ek juntamente com Patrícia Figueiredo. Esta mudança reflete o aumento da popularidade das competições equestres entre as mulheres, um fenómeno que vem crescendo ano após ano.
Estrutura e melhorias na Feira
A edição de 2024 trouxe novas infraestruturas e melhorias que agradaram aos visitantes. Desde os acessos facilitados até às comodidades para os cavaleiros, cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência mais confortável. Um visitante regular destacou as melhorias: “Está tudo a correr muito bem. A feira está a expandir e as pessoas estão satisfeitas”, referiu Pedro Domingues que participa há oito anos no certame.
Nesta edição, a organização investiu reviu as regras de segurança de forma a garantir uma boa experiência e o bem-estar tanto dos animais quanto das pessoas. Ao mesmo tempo, isso reforça a qualidade e excelência que caracteriza o evento.
Muitos estrangeiros na Golegã
A Feira da Golegã também atrai público internacional, com visitantes de países como Alemanha, França e Reino Unido. Há quem traga os seus animais para participar nas provas, mas também se encontram estrangeiros apeados que procuram ver os cavalos e divertir-se nesta semana totalmente dedicada ao melhor do mundo equestre. De qualquer forma, este interesse internacional reforça o impacto e a importância da Feira da Golegã no cenário equestre europeu e mundial. Ao mesmo tempo que consolida a Feira Nacional do Cavalo como um evento de referência à escala global.
O Cavalo Lusitano em Foco
O cavalo lusitano é, sem dúvida, o grande protagonista desta feira, é o símbolo máximo do evento. Conhecido pela sua beleza, força e versatilidade, o lusitano é um orgulho nacional e atrai admiradores de várias partes do globo. Por outro lado, as exibições e competições destacaram as qualidades únicas deste cavalo, promovendo a sua tradição e importância na cultura portuguesa.
Feira da Golegã – Uma Experiência Imperdível
A Feira Nacional do Cavalo na Golegã é um evento que celebra a tradição, o amor pelo cavalo lusitano. E ao mesmo tempo promove o convívio entre pessoas de várias partes do mundo. Um visitante recomendou: “Quem nunca veio devia experimentar. É uma experiência única”. Ano após ano, a Golegã solidifica a sua importância no calendário equestre, oferecendo uma experiência imersiva, cheia de tradição e entusiasmo.