Sábado, Abril 27, 2024
InícioArtigos LusopressArte portuguesa reconquista a Índia

Arte portuguesa reconquista a Índia

A arquiteta Joana Marcelino está a desenvolver um projeto de arquitetura e design na Índia, em parceria com o empresário Samir Modi. Um projeto ambicioso que prevê abrir lojas de luxo na Índia com artigos exclusivos, muitos deles produzidos em Portugal.

Joana Marcelino e Samir Modi

Para dar corpo à ideia, a arquiteta de Leiria tem estado em viagem pelo mundo. Em Lisboa, Samir Modi e Joana Marcelino reuniram artistas e convidados à volta desta ideia na galeria OOCA – Oficina do Olival Crafted Arts.

Galeria OOCA - Oficina do Olival Crafted Arts
Joana Marcelino (designer), Samir Modi (empresário), Vanda Jorge (cool hunter) e Carlos Coelho (OOCA)

“Vejo este projeto como um elogio a Portugal e uma oportunidade para a arte e os artistas. Colocar o que fazemos em mercados que as possam valorizar é certamente extraordinário. Além disso, fazer um projeto na Índia, que é um país extraordinário, começando em Portugal com este agregado de saberes, é igualmente extraordinário e um privilégio”, referiu Carlos Coelho Owners & Gallery Managers da OOCA.

“Portugal é o lugar ideal”

Joana Marcelino e Samir Modi

O mentor destas concept stores com cunho português é Samir Modi, nome incontornável do empreendedorismo indiano, que encontrou em Portugal a oportunidade certa para criar um modelo de negócio diferenciado e de luxo no seu país.

“Sempre quis criar uma loja única e de edição limitada, para que todos os dias se encontrasse algo novo. Quando cheguei a Portugal, vi pequenas lojas cheias de criatividade e artigos feitos à mão. Percebi que esta seria a minha oportunidade para cumprir o meu objetivo de ter uma marca, uma loja com artigos únicos, selecionados de forma exclusiva que cativasse as pessoas para comprar ou oferecer. Portanto Portugal surge como o lugar ideal para tornar a minha marca e o meu sonho numa realidade”, disse o empresário.

Primeira loja abre no verão

A arquiteta Joana Marcelino está a desenvolver um projeto de arquitetura e design na Índia, em parceria com o empresário Samir Modi

A primeira loja de luxo de Samir Modi e Joana Marcelino deverá abrir portas em meados de julho na cidade de Nova Deli. Mas o empresário indiano quer ter pelo menos seis concept stores operacionais em toda a Índia até ao final deste ano. “Portugal tem tantos criativos e tanta gente a fazer coisas bonitas e interessantes, os artistas estão disponíveis para voltar a trabalhar uns com os outros, como foi na época, por exemplo, do Estado Novo. Por isso, esta relação com a Índia só pode trazer a inspiração e coisas muito boas para ambas as partes”, concluiu Joana Marcelino que para além o conceito das lojas também estará envolvida nos projetos de arquitetura. “É uma oportunidade fantástica de poder trabalhar num país que ainda faz de forma artesanal”.

Joana Marcelino é uma das nomeadas ao prémio Portugueses de Valor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares