Domingo, Maio 19, 2024
InícioArtigos LusopressJosé Cesário é o novo secretário de Estado das Comunidades

José Cesário é o novo secretário de Estado das Comunidades

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, nomeado pelo Governo, regressa a uma função que já ocupou nos XV, XIX e XX governos constitucionais.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, nomeado pelo Governo, regressa a uma função que já ocupou nos XV, XIX e XX governos constitucionais.
O novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, durante a cerimónia de posse dos secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 05 de abril de 2024. MIGUEL A. LOPES/LUSA

José Cesário é o novo secretário de Estado das Comunidades

José Cesário foi eleito, mais uma vez, nas eleições de 10 de março, pela Aliança Democrática (AD) no círculo Fora da Europa. É, inegavelmente, um veterano do parlamento, deputado desde 1983, e um velho conhecido dos emigrantes. Dessa forma, assume pela quarta vez a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Natural de Viseu, o social-democrata de 65 anos, que foi igualmente nomeado secretário de Estado da administração Local no XVI Governo constitucional, tem sido o rosto no PSD nas questões da Emigração. Ao mesmo tempo, assume a coordenação das Comunidades Portuguesas no partido.

Antes de tudo, José Cesário foi secretário-geral adjunto do PSD de 1988 a 1990. Logo depois, secretário da Mesa da Assembleia da República na VI e VIII legislaturas. Por fim, vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata na XIII Legislatura.

Licenciado em Administração e Gestão Escolar através de Diploma de Estudos Superiores Especializados, foi ainda professor do Ensino Básico. E também, membro da Direção do Sindicato de Professores da Zona Centro e fundador da Associação Nacional de Professores do Ensino Básico.

Reconhecimento na diáspora

Entre as condecorações e louvores com que foi distinguido, nota para a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul da República Federativa do Brasil. Assim como, nomeado Oficial da Ordem do Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo e Medalha de Mérito Municipal de Viseu.

José Cesário foi fundador da Tendência Estudantil Reformista (TER) em 1978, juntamente com Carlos Pimenta, António Fontes e Carlos Coelho. E também, fundador e dirigente do grupo cultural “Proveta”, em Viseu, entre 1977 e 1981.

Por outro lado, o novo secretário de Estado das Comunidades foi presidente do conselho Fiscal do Rancho Folclórico de Ranhados e do Clube Académico de Futebol, em 1994 e 1993. E ainda presidente da Assembleia Geral do Futebol Clube de Ranhados entre 1992 e 1993.

JMC (JPS/LG/IEL) // MLL (Lusa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares