Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioArtigos LusopressLegislativas: onde votar no estrangeiro?

Legislativas: onde votar no estrangeiro?

Portugal tem quase 1,6 milhões eleitores nacionais residentes no estrangeiro. Nesta reta final de campanha eleitoral, vamos responder à questão principal: onde votar presencialmente no estrangeiro para as estas legislativas.

Eleições para a Assembleia da República 2024

Para quem vive fora do território nacional, a votação acontece no dia anterior ao marcado para a eleição e no próprio dia da eleição. Isto é, no sábado e no domingo, dias 9 e 10 de março, respetivamente.

Mas há outro questão a ter em conta neste escrutínio: o horário da votação.

“A votação no dia anterior ao marcado para a eleição decorre entre as 8 e as 19 horas (horário local). E no dia da eleição das 8 horas (locais) até à hora limite do exercício do direito de voto em território nacional (20 horas em Lisboa), sem ultrapassar as 19 horas (locais)”, refere uma nota de esclerecimento divulgada pela Comissão Nacional de Eleições

Onde votar no estrangeiro?

Os portugueses recenseados residentes no estrangeiro podem votar nas mesas de voto criadas nas representações diplomáticas de Portugal.

Para facilitar a procura do local de voto no estrangeiro, o Portal do Eleitor criou um mapa interativo onde estão assinaladas todas as Assembleias de Voto.

Nesse sentido, pode ver aqui o local e morada onde deve votar no estrangeiro. Por outro lado, se preferir, pode consultar a lista completa dos postos consulares aqui.

Por fim, veja também as propostas dos partidos para as comunidades portuguesas:
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares