Quinta-feira, Abril 24, 2025
InícioArtigos LusopressMuitos portugueses querem regressar de Moçambique

Muitos portugueses querem regressar de Moçambique

Muitos portugueses querem regressar de Moçambique

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse, em Luanda, que há muitos emigrantes a pensar regressar a Portugal. Isto por temerem instabilidade nos países africanos, sobretudo os que se encontram em Moçambique.

José Cesário falou aos jornalistas no final de uma visita em que se encontrou com núcleos das maiores comunidades portuguesas em países africanos. Designadamente África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), Moçambique (Maputo) e Angola (Luanda), assinalou que esta é uma das principais preocupações dos que residem em Moçambique face aos conflitos pós-eleitorais.

“Há muita gente a regressar a Portugal. Isto é percetível, particularmente em Moçambique. Não é propriamente por situações de pobreza, é mais pela preocupação que têm”, vincou.

Emigrantes portugueses mais velhos na África do Sul entre o sucesso e a solidão

África do Sul: Foto de Magda Ehlers

No último dia de uma visita oficial à África do Sul, José Cesário disse à agência Lusa que a maior comunidade portuguesa em África continua com “um nível de integração na sociedade sul-africana muito assinalável”.

“Do ponto de vista económico, tem sido determinante para a África do Sul, mas é também uma comunidade com problemas, questões sérias do ponto de vista da pobreza e, sobretudo, ao nível da solidão dos mais velhos”, adiantou.

Segundo José Cesário, que visitou Pretória, Joanesburgo e a Cidade do Cabo, apesar de esta comunidade ter muitos lusodescendentes, uma parte deles tem saído da África do Sul devido à crise económica, optando por outros países como Reino Unido, Austrália, América do Norte ou Europa.

Cesário disse ter identificado nesta comunidade uma necessidade de proximidade e por isso manteve vários contactos, no sentido de transmitir atenção, além de “identificar problemas e encontrar soluções para esses problemas”.

Ver mais:

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares