A Universidade Lusíada no Porto, uma das mais antigas universidades privadas portuguesas, foi palco do “Fórum Lusíada sobre a importância estratégica da Diáspora Portuguesa”.
A iniciativa, que decorreu no âmbito da Cadeira de Política Externa Portuguesa Atual, da responsabilidade do Prof. Dr. José Luís Carneiro. O antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, contou com a participação presencial e online de alunos e docentes. Mas também especialistas ligados às migrações, políticos, dirigentes associativos, conselheiros das comunidades, empresários e órgãos de informação da diáspora.
Entre outros, destacou-se as participações e intervenções do coordenador científico do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires. E ainda dos antigos Secretários de Estados das Comunidades Portuguesas, Maria Manuela Aguiar, Carlos Gonçalves e Berta Nunes.
Por outro lado, nota ainda para as intervenções dos atuais deputados eleitos pelo círculo da emigração. A saber, Paulo Pisco e Paula Medeiros, a antiga Conselheira das Comunidades Portuguesas para Austrália e Nova Zelândia, Silvia Renda. Assim como dos conhecidos empresários luso-franceses Paulo Pereira e Manuel Soares, do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), Carlos Vinhas Pereira, e do historiador da diáspora, Daniel Bastos.
No decurso do fórum, que analisou e debateu a diáspora nas suas múltiplas dimensões culturais, socioeconómicas e políticas, no passado, presente e futuro, confluiu a ideia estruturante de que as comunidades portuguesas são um dos mais importantes ativos estratégicos nacionais e uma das mais fortes manifestações de Portugal no mundo.