Domingo, Janeiro 26, 2025
InícioArtigos LusopressLuso-americanos ajudam Bombeiros de Tábua

Luso-americanos ajudam Bombeiros de Tábua

Um dos mais importantes pilares da proteção civil em Portugal, os Bombeiros desempenham um serviço fundamental em ações de socorro. Sejam decorrentes de acidentes rodoviários, como no combate a incêndios, desastres naturais e industriais. Ou ainda, na emergência pré-hospitalar e transporte de doentes. Mas também, no abastecimento de água às populações, socorros a náufragos, e inúmeras ações de prevenção e sensibilização junto das populações.

Ao longo dos últimos anos, a generosidade das comunidades portuguesas no estrangeiro tem sido uma importante ajuda para as corporações de bombeiros.

Comunidade portuguesa de Farmingville

Um desses exemplos paradigmáticos mais recentes ocorreu no ocaso do passado mês de novembro. Isto é, no seio da comunidade portuguesa de Farmingville, no condado de Suffolk, em Nova Iorque. Estado norte-americano onde o Censo 2020 nos EUA, indica que vivem e trabalham mais de 58 mil luso-americanos.

Mais concretamente, nas instalações do Portuguese-American Center of Suffolk. A saber, tal é uma coletividade luso-americana de referência em Farmingville, com cerca de 700 sócios. E conta nas suas infraestruturas com a Escola “Antero de Figueiredo”, o Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal”, uma secção de futebol e outra de motards.

Angariação de fundos para os Bombeiros de Tábua

Foi nesta genuína montra de portugalidade nos Estados Unidos, que na noite de 23 de novembro (sábado), se realizou um Jantar de Angariação de Fundos. Uma inciativa com o propósito de ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua. Esta está há 89 anos na comunidade desta vila portuguesa do distrito de Coimbra.

Luso-americanos ajudam Bombeiros de Tábua: jantar-convívio realizado no Portuguese-American Center of Suffolk, angariou mais de 20 mil dólares em prol da aquisição de um novo veículo de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de Tábua

A iniciativa, muito participada, foi dinamizada por dois filhos da terra que não olvidam as suas raízes, mormente Adelaide Catarina Ferreira e Eurico Tavares, e congregou a presença de várias forças vivas da comunidade luso-americana em Nova Iorque, como Crystal Fernandes, Presidente da New York Portuguese American Leadership Council (NYPALC), e Sandra Araújo, Presidente do Portuguese-American Center of Suffolk (PACS). A que se juntaram, elementos da direção e do comando dos Bombeiros de Tábua, assim como do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

Angariados mais de 20 mil dólares

No rescaldo do jantar-convívio, abrilhantado por dois conhecidos artistas de música popular portuguesa nos Estados Unidos, Jorge Ferreira e Arlindo Andrade, foram surpreendentemente angariados mais de 20 mil dólares. A fim de permitir a aquisição de um novo veículo de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de Tábua. Um relevante apoio financeiro, provido pela comunidade portuguesa de Farmingville, que permitirá deste modo reforçar a capacidade de resposta, em situações de combate a incêndios, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua.

Por Daniel Bastos

Ver também:

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares