Terça-feira, Abril 23, 2024
InícioArtigos LusopressGoverno recupera antigo logótipo

Governo recupera antigo logótipo

A primeira decisão do primeiro Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional foi “alterar o logótipo oficial utilizado na comunicação” do executivo. Desta forma, o Governo recupera o antigo logótipo. Algo que já se tinha refletido na terça-feira na Internet e comunicações internas aquando da tomada de posse.

O primeiro-ministro Luís Montenegro ladeado pelos restantes membros do governo durante a foto família no âmbito da reunião do Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional realizada esta manhã na residência oficial, no palácio de S. Bento, Lisboa, 3 de abril de 2024. JOÃO RELVAS/LUSA
O primeiro-ministro Luís Montenegro ladeado pelos restantes membros do governo durante a foto família no âmbito da reunião do Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional realizada esta manhã na residência oficial, no palácio de S. Bento, Lisboa, 3 de abril de 2024. JOÃO RELVAS/LUSA

“Tomámos já decisões. A primeira corresponde a um compromisso: alterar o logótipo que representa a imagem do Governo da República portuguesa. E com isso, regressar a uma imagem usada por vários governos anteriores e que repõem símbolos essenciais da nossa identidade, da nossa história e da nossa cultura”. Palavras do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no final da reunião do Conselho de Ministros.

O ministro referiu que o logótipo do XXIV Governo volta a ter “a esfera armilar, com o escudo, quinas e castelos em que o povo português se revê”. Como resultado do compromisso assumido por Luís Montenegro, muito antes da campanha para as eleições de março.

Antigo logótipo: uma promessa cumprida logo na tomada de posse

Essa alteração de imagem foi visível logo na terça-feira (02/04/2024), logo após a tomada de posse do novo executivo. Algo visível quer na página da Internet do Governo, assim como nos emails enviados pela Presidência do Conselho de Ministros.

Também na sala onde decorreu o `briefing´, na residência oficial do primeiro-ministro, já é logótipo anterior – utilizado antes do alterado pelo último executivo de António Costa – que está inscrito na parede e no púlpito da sala.

Antigo logótipo da era de António Costa foi prontamente abandonado pelo novo executivo
Logótipo recuperado pelo Governo de Luís Montenegro

Governo recupera antigo logótipo

A 02 de dezembro de 2023, Luís Montenegro comprometeu-se a, se fosse primeiro-ministro, deixar de utilizar o novo símbolo institucional do Governo de Costa. Anteriormente, a imagem adotada pelo executivo socialista gerou polémica. Principalmente por ter simplificado a imagem, retirando a esfera armilar, as quinas e os castelos.

“É que faz toda a diferença. No nosso projeto não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de ser mais sofisticados. Conosco não há disso. Já chega de política de plástico”, afirmou então Montenegro, numa iniciativa do Conselho Estratégico Nacional.

Corrupção na agenda do novo Governo

Além deste ponto, o Conselho de Ministros tomou apenas outras duas decisões. Em primeiro lugar, iniciar os trabalhos de preparação do programa. E em seguida, mandatar a ministra da Justiça para iniciar um diálogo com todos os partidos, agentes do setor e sociedade civil para uma agenda de combate à corrupção. De acordo com o anunciado pelo primeiro-ministro no discurso da tomada de posse.

SMA // PC (Lusa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares