Sábado, Maio 25, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalRestaurante Camelo faz perdurar no tempo uma tradição bem portuguesa

Restaurante Camelo faz perdurar no tempo uma tradição bem portuguesa

Camelo é um nome incontornável da gastronomia Minhota. É um dos restaurantes mais conceituados de Viana do Castelo, conhecido pelo ambiente familiar e pela confecção de iguarias regionais. António Camelo foi o fundador, e ainda hoje é o rosto de uma casa muito procurada no Norte do país. Aqui, todos os anos, é realizada uma ação que mantém viva uma tradição bem portuguesa. Falamos da preparação do porco à moda antiga para o tradicional sarrabulho, enchidos ou cozido à portuguesa.

Cerca de 400 pessoas marcaram presença e não perderam a oportunidade de registar o momento da matança do porco à moda antiga. Muitos adultos reviveram a sua infância e as crianças mostraram-se curiosas ao longo de todo o processo. É uma espécie de obrigação que António Camelo sente, a de fazer perdurar no tempo esta tradição. Atualmente, este evento está autorizado pela câmara municipal e pela ASAE, onde o Restaurante Camelo obedece a certos requisitos.
 
O restaurante tem 40 anos e, por isso, são incontáveis os clientes fiéis que adquiriu ao longo da sua história. Muitos deles fazem questão de marcar presença neste momento, a cada ano que passa. O porco pesava mais de 400 quilos e foi preparado por homens especializados neste género de tradições antigas. A inspecção sanitária foi assegurada pela doutora veterinária municipal, presente do início ao fim da tradição. A noite continuou com a atuação de Augusto Canário e Amigos, com as suas famosas desgarradas.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares