Terça-feira, Junho 25, 2024
InícioReportagensHistórias de Portugal“Cuidamos das nossas abelhas” no Valle das Corujas: um projeto de apicultura...

“Cuidamos das nossas abelhas” no Valle das Corujas: um projeto de apicultura sustentável

Hélder Reis é apresentador da RTP e apicultor na sua empresa, Valle das Corujas. Trata-se de uma empresa de apicultura, de produção essencialmente artesanal com venda online em e em lojas por Portugal. Os apiários localizam-se na remota e preservada região de Trás-os-Montes, no Norte de Portugal.

Fazem questão de estar numa aldeia porque querem criar produtos autênticos, inseridos na identidade local e com o saber das gentes da região. A sede da empresa é uma antiga casa familiar, numa pequena aldeia do concelho de Mirandela, Mascarenhas. No Valle das Corujas, o trabalho é assente no lema “cuidamos das nossas abelhas”.
 
Toda a produção é realizada em total respeito pelo ecossistema local. Os méis são de várias florações: rosmaninho, castanheiro e silvestre com cores distintas, perfumes suaves e sabores agradavelmente delicados. Também são produtores de pólen, predominantemente da flor de esteva, o que o torna como pequenas esferas de ouro, de sabor muito intenso e com todas as propriedades nutritivas do Pólen.
 
São igualmente produtores do nobre própolis. É de cor escura, a lembrar um vermelho sangue, e também ele repleto das puras e preventivas características que o definem. Toda a produção é realizada em harmonia com a sustentabilidade ambiental. Na Valle das Corujas ainda se produz azeite de oliveiras centenárias e, em breve, irá começar a vender amêndoa. Homem da televisão, Hélder Reis desvenda assim um outro lado da sua vida. Assume mesmo que é uma paixão.
 
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares