Segunda-feira, Novembro 11, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORNomeado Portugueses de Valor 2019: Aquilino Carreira

Nomeado Portugueses de Valor 2019: Aquilino Carreira

Espite é uma freguesia de Ourém, na província da Beira Litoral. Aquilino Carreira nasceu nesta simpática freguesia a 11 de Novembro de 1944. “Passei a infância em Espite até fazer a quarta classe. A partir daí comecei a trabalhar com o meu pai numa serração e na madeira, nos pinhais. Trabalhei com ele até aos 18 anos”, afirma. Das recordações que guarda da sua juventude a memória não falha. Confessa que para uma criança começar a trabalhar aos 12 anos não é fácil e não esquece ainda os 3km que percorria no caminho para a escola. “Eu vivia no limite de uma freguesia/concelho/distrito e isso explica esta realidade”, diz. Sendo a escola uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento humano, o português viu-se obrigado a deixar os estudos por vicissitudes da vida. “Eu queria continuar a estudar, até o padre foi lá a casa, mas o meu pai não me deixou”, afirma.

Aos 18 anos, precisamente a atingir a maioridade, Aquilino resolve mudar o percurso da sua vida e parte em direcção a França.” O meu primeiro trabalho foi andar a trabalhar com uma máquina em França, andava a transportar cimento”, explica. Para o jovem, na altura, a experiência profissional foi fácil porque tinha adquirido conhecimentos do tempo em que trabalhou com o pai. É no seguimento do seu empreendedorismo que entretanto tira a carta de pesados e envereda pela condução de máquinas, como camiões. Deste tempo, recorda que foi a primeira vez que viu neve na sua vida, quando atravessou Espanha, e ainda recorda que viver com temperaturas a 17º negativos e dormir em estaleiros. “Foi uma experiência muito complicada”, afirma.

Ao contrário dos seus pares, Aquilino Carreira sempre teve o pensamento de regressar a Portugal e por isso nos 18 anos que abraçou a realidade gaulesa sempre trabalhou com o pensamento de se restabelecer no seu país. “Preparei a minha empresa em Portugal nos 18 anos que estive em França. Criei a minha agência, criei empresas de construção e hoje a ACI é um grupo de 15 empresas, em que seis são familiares e as restantes detenho 50%. Todas elas são ligadas ao investimento, construção e alugueres”, explica. Nomeado para Português de Valor, Aquilino Carreira convida todos os portugueses que estão no estrangeiro a vir a Portugal. “É um país de turismo e bom para viver”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares