A Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” assinou um protocolo de cooperação com o Grupo Viseenses UK, sediado em Londres. Assim, o acordo pretende reforçar os laços entre Viseu e a comunidade portuguesa no Reino Unido.
O protocolo foi assinado nos dias 16 e 17 de agosto. Pela Confraria “Grão Vasco”, assinou o Almoxarife José Ernesto Silva. Pelo Grupo Viseenses UK, assinaram o presidente António Luís Fernandes e o tesoureiro João Abreu.
Uma nova ponte com a comunidade portuguesa
De acordo com o Diário de Viseu, o protocolo lança também as bases para a criação da futura Confraria “Grão Vasco” na capital britânica.
Além disso, o acordo pretende reforçar os laços entre Viseu e a comunidade portuguesa e lusodescendente do Reino Unido. Para isso, estão previstos projetos e atividades culturais, enogastronómicas e associativas.
Entre outras iniciativas, estão previstas exposições, galas culturais, festivais musicais e encontros multiculturais abertas aos associados e familiares das duas instituições.
Cultura e sabores de Viseu além-fronteiras
Do mesmo modo, o protocolo prevê “implementar uma colaboração recíproca” entre a Confraria e o Grupo Viseenses UK. O objetivo passa pela divulgação da cultura, das tradições e da enogastronomia da região de Viseu.
Segundo o Jornal do Centro, a promoção poderá ser feita através de publicações, revistas e obras literárias e científicas.
Dessa forma, a cooperação pretende valorizar as tradições, a gastronomia e a identidade cultural da região junto da comunidade portuguesa no Reino Unido.
Ligação nasceu num encontro da diáspora
A aproximação entre as duas instituições surgiu durante o 4.º Encontro de Dirigentes Associativos da Federação das Associações da Diáspora (FAD). O encontro decorreu em Viseu, nos dias 8 e 9 de agosto.
Segundo o Diário de Viseu, a iniciativa reuniu responsáveis associativos de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Por fim, o programa terminou com uma visita à sede da Confraria “Grão Vasco”.



