A segunda edição da Gala dos Sonhos da Associação Sara Carreira voltou a reunir a comunidade portuguesa em França numa noite marcada pela emoção, pela música e pela solidariedade. O evento decorreu a 9 de maio, no Clichy Hall, em Paris, e contou com a presença de 520 convidados. A gala permitiu angariar 64 mil euros através de um leilão solidário, valor que a associação vai canalizar para bolsas de estudo destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade.

Depois do sucesso alcançado na edição anterior, a Gala dos Sonhos regressou à capital francesa com uma dimensão ainda maior. Ao longo da noite, a comunidade luso-francesa mostrou novamente o forte apoio à causa solidária criada em memória de Sara Carreira.
Em declarações à LusoPress, Maria João Venâncio, diretora executiva da associação, destacou o crescimento do evento e a adesão do público. “A primeira edição foi boa, mas a segunda foi ainda melhor. Esta edição trouxe não só os amigos de sempre, mas também novos amigos da associação. Foi uma contribuição fantástica. Conseguimos encher a sala por completo e, por isso, o sucesso esteve garantido”, afirmou.
Por outro lado, a responsável confirmou que a iniciativa vai continuar em França. “Haverá, claramente, uma terceira edição em França. Agora, onde será, ainda vamos descobrir”, acrescentou.
Homenagem emocionou os convidados
Um dos momentos mais marcantes da noite aconteceu quando Michel Drucker subiu ao palco ao lado da família Carreira para prestar homenagem a Sara Carreira. Muito próximo da família, o histórico apresentador francês deixou palavras de apoio à associação e emocionou os presentes com um discurso carregado de simbolismo.
Ao mesmo tempo, a música assumiu também um papel central no evento. Tony Carreira, fundador da associação, destacou-se como uma das principais figuras da gala, acompanhado por David Carreira, que continua envolvido na preservação da memória da irmã.
O cartaz reuniu ainda artistas de diferentes gerações e estilos, entre eles Mariana Portugal, Gypsy Keith, a dupla David et Jonathan, Julien Lieb e Denis Estève & Plein Jazz Big Band.
Educação continua no centro da missão
Mais do que um espetáculo musical, a Gala dos Sonhos afirma-se como uma plataforma de esperança para dezenas de jovens apoiados pela associação. Segundo Maria João Venâncio, o principal objetivo passa por transformar vidas através da educação.
“Esta noite representa aquilo que procuramos todos os anos: a concretização de sonhos. A associação acompanha jovens bolseiros que enfrentam muitas dificuldades e vivem em contextos socioeconómicos frágeis. Com eventos como este, conseguimos angariar fundos para que esses jovens possam continuar e concluir os estudos superiores”, explicou.
Criada em 2021, a Associação Sara Carreira acompanha atualmente 30 bolseiros durante o ano letivo 2025-2026. Desde a fundação, a estrutura já apoiou mais de 60 jovens através da atribuição de mais de 160 bolsas.
“Começámos com 21 bolseiros e, até à data, já apoiámos mais de 60 jovens. Este ano, nove bolseiros vão concluir os estudos e entrar no mercado de trabalho. Hoje, conseguimos perceber que o impacto da associação é realmente muito significativo”, sublinhou a diretora executiva.
Uma noite de emoção e união
Além da vertente solidária, a gala voltou a demonstrar a forte ligação da comunidade portuguesa em França à família Carreira. Para Maria João Venâncio, essa união ficou visível desde os preparativos do evento.
“É muito gratificante estar num país diferente de Portugal e ver aquilo que os portugueses conseguem conquistar fora do seu país. França acolhe muito bem as pessoas e há muitos portugueses que alcançaram um enorme sucesso aqui. Além disso, são pessoas extremamente solidárias”, referiu.
No final da noite, a Gala dos Sonhos voltou a transformar a memória de Sara Carreira num gesto concreto de apoio a jovens que procuram construir um futuro melhor. “Gostaria que as pessoas levassem uma noite cheia de amor, alegria e sucesso. Acho que a Sara, onde quer que esteja, certamente estará a olhar por nós”, concluiu Maria João Venâncio.



