
Natural de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, Manuel Soares nasceu em 1964 e emigrou para França com apenas 17 anos. Começou por trabalhar na empresa onde o pai já estava empregado, mas a sua veia empreendedora revelou-se cedo. Em 1988 criou a sua primeira empresa e, em 1994, fundou a Real Marbre, atualmente uma referência no setor do mármore em Paris.
“Comecei por conta própria num setor onde nunca tinha trabalhado. Hoje, trabalhamos com marcas e hotéis de luxo.”
Ademais, tem um percurso marcado pela seriedade, força de trabalho e espírito português, Manuel construiu o seu sucesso com base nos valores da família e da dedicação. Orgulha-se de manter vivas as suas raízes:
“Guardei sempre o meu espírito português. Temos a obrigação de transmitir as nossas tradições.”
PV 2025: Manuel Soares (nomeado)
Por um lado, valoriza a herança cultural, a língua. E por outro lado, considera uma honra e uma responsabilidade ser português. Consequentemente, criou uma empresa de produção e transformação em Portugal, com o objetivo de contribuir diretamente para a economia nacional. “Temos que guardar as nossas tradições, a nossa língua… faz parte da nossa educação e da nossa maneira de ser.”
Presidiu à Academia do Bacalhau de Paris entre 2019 e 2022, mantendo um forte compromisso com a solidariedade. Recentemente criou uma empresa em Portugal, reforçando os laços com a terra natal. “Agora é deixar traços da nossa passagem.”
Manuel Soares acredita que ser português é uma honra que se vive todos os dias — com coragem, trabalho e união.